Gestão do conhecimento
INTRODUÇÃO 3
1. DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 4
2. A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 9
3. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
A Gestão do Conhecimento concentra-se nos processos gerenciais e infraestrutura física e digital que por sua vez, facilitam, favorecem e estimulam o compartilhamento e uso de conhecimentos individuais e coletivos nas organizações. Sendo assim, o mais importante para as empresas são as manifestações de cada individuo que agregam valor aos processos que o mesmo executa. Os valores gerados pelo conhecimento, garantem vantagens competitivas duradouras e podem gerar retorno exponencial, além de ser um bem de grande propriedade e difícil de copiar.
1. DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Manãs (2000) afirma que a prática do mercado mostra uma nova economia, pautada na transformação de informações relevantes em conhecimento. O autor promove uma reflexão do caráter estratégico que se deve ao conhecimento. A escalada do conhecimento cujo avanço pode ser considerado exponencial é digna de citação, uma vez que entre os anos de 1950 e 1980, o conhecimento aumentou duas vezes no espaço de trinta anos, e já nos anos de 1994 a 2002, o conhecimento aumento, obrigando as pessoas aprenderem mais em um curto espaço de tempo.
Gestão do conhecimento Diverso são os autores que apresentam uma série de considerações à definição do conhecimento.
Stewart (1998), através do seu interesse destaca a ascensão do trabalhador do conhecimento.
Por isso, as realizações das atividades que dependiam do uso do conhecimento, provoca uma reflexão na força de trabalho e na sua consequente evolução. Dando lugar a utilização do conhecimento e o destaque daqueles que o detinham, apontando o surgimento de um novo perfil de