Gestão do conhecimento
“Gestão do Conhecimento e sua importância em nossos dias”
INTRODUÇÃO
“Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto a teoria quanto a prática, as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir.O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles,está sempre ligado a pessoas”. (Probst et alli, 2002, p. 29).
Sendo assim,qual é a importância da Gestão e Criação de Conhecimento em nossos dias?
E como uma empresa pode fazer bom uso dessa ferramenta cada vês mais importante em nossos dias?
Davenport (1998), afirma que o “conhecimento é a informação mais valiosa, precisamente porque alguém deu à informação um contexto, um significado, uma interpretação”. Desse modo o conhecimento não pode ser dissociado do indivíduo. O conhecimento ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).
Segundo Pain (2000), o “conhecimento pode ser visualizado como um conjunto do saber, que, num dado momento da história de uma comunidade, é suscetível de ser transmitido. Portanto, o domínio do conhecimento compreende todo o saber codificado pela linguagem e pelos gestos,,, Inclui tanto a habilidade transmitida ... como o conhecimento científico...” . E, para Drucker (1999), o “conhecimento é a informação eficaz em ação, focalizada em resultados”.
Sendo assim podemos dizer que o conhecimento pode ser encarado como uma mistura de elementos, estruturada e de certa forma reestruturada constantemente pela a informação, e diferente da informação o conhecimento esta sujeito às crenças e os valores do conhecedor (Nonaka e Takeuchi 1997)
Assim podemos dizer que o conhecimento pode ser classificado em dois tipos:
Conhecimento explicito, que pode facilmente ser transmitido através linguagem, de palavras, pode ser transmitido através de manuais, livros, revistas e etc.
E o conhecimento tácito,conhecimento esse que é muito