Gestão do conhecimento
Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS – TURMA 5
GESTÃO DO CONHECIMENTO: ATIVIDADE A DISTÂNCIA
CAMPO GRANDE-MS
2011
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento utilizado nas atividades de uma organização é abordado desde as primeiras teorias da administração, ao menos indiretamente, tanto pelas teorias da linha da administração dita “científica”, quanto pela linha das “relações humanas”, segundo autores. Entretanto esse assunto tem ganhado cada vez mais importância. Nos tempos atuais, a gestão do conhecimento é fundamental nos procedimentos estratégicos de uma empresa. Deve estar presente no programa de recursos humanos, de modo a fomentar os conhecimentos técnicos que promovam a melhoria nos procedimentos internos da empresa. Além disso, passamos por uma fase, onde alguns autores retratam como a era da informação e conhecimento. Além disso, ferramentas como a internet ajudam a disseminar esse conhecimento. Esse trabalho tem por objetivo analisar as vantagens da gestão do conhecimento em uma instituição bancária, que possui em seu portfólio, diversos produtos, desde poupança a seguros de vida.
2. JUSTIFICATIVA
O estudo do tema justifica-se pela importância do conhecimento e sua gestão, bem como sua criação, disseminação, armazenamento e sua correta utilização nos processos internos da empresa. Os bancos possui um portfólio muito variado de produtos e serviços, e isto gera muita confusão no dia-a-dia. Com a gestão do conhecimento, busca-se o nivelamento das informações de modo a deixar toda equipe no mesmo nível de informações.
3. DESENVOLVIMENTO
A gestão do conhecimento pode ser entendida como um processo que visa à criação, armazenamento, disseminação e utilização do conhecimento, integrando pessoas, processos e tecnologias, alinhados com os objetivos da organização,