Gestão do Conhecimento
O sábio Rei Salomão certa vez escreveu: “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.” (Eclesiastes 10:10 – Nova Versão Internacional da Bíblia).
Estas palavras, ditas a mais de 2000 anos atrás, ilustra muito bem um dos maiores problemas enfrentados pelos Gerentes de Projeto, o Planejamento do Projeto. O imediatismo em alcançar os resultados pretendidos em um projeto pode comprometer consideravelmente no adequado planejamento das atividades.
É muito comum encontrarmos organizações em que mesmos os patrocinadores abrem mão de etapas do planejamento apenas para verem suas idéias fora do “papel”. De maneira geral, o gerenciamento de projetos está alinhado ou é acionado por algumas estratégias organizacionais tendo em vista que este desenvolve e implementa planos para o alcance de um escopo específico contribuindo para o alcance das metas estratégicas. Mas o gerenciamento do projeto por si só não é garantia de sucesso.
Dito isto, um dos maiores desafios das consultorias em que tenho atuado é obter, em seus clientes, o engajamento de todas as partes interessedades para compartilhar informações pertinentes ao projeto. Isto ocorre porque em geral, os funcionários sentem-se quer incomodados com as mudanças nas suas rotinas e processos ou ainda ameaçados com o reflexo destas mudanças em sua empregabilidade. Desta forma, a aplicação das melhores práticas na gestão do conhecimento podem ficar comprometidas e tornam-se um verdadeiro desafio.
Um caso recente desta simples realidade é o projeto de implantação de uma ferramenta CRM na Bradesco Seguros e Previdência um grande player do mercado securitário no Brasil. A Bradesco Seguros é uma das empresas do grupo Bradesco e trabalha orientada por suas verticais de produto, a saber, Automóveis (Auto), Ramos Elementares (RE), Saúde, Dental, Vida, Previdência e Capitalização.