Gestão do Conhecimento
Pós-graduação em Desenvolvimento Web
Disciplina do “Uso Estratégico da Informação”
Prof. Jackson Luis Schirigatti
Equipe :
- Alberto Soares
- Fernando Luis do Nascimento
- José Antonio Miléo
- Leidmar Magnus Festa
- Pedro Karini Júnior
alberto.a.soares@hotmail.com fndo@gmail.com mileoscout@gmail.com leidmar@gmail.com pkarini@gmail.com
Gestão da Informação e do conhecimento como estratégia de negócios
Na era da informação e na sociedade da informação as mudanças começam a acontecer mais rápido, assim como o volume de informações cresce de maneira incrível.
A informação passou a nortear as decisões estratégicas das empresas, inclusive direcionando a aplicação do capital. Por esse motivo, são necessárias estratégias para gerir essas informações, este é o papel da gestão da informação.
De acordo com Terra (2002), gestão do conhecimento (GC) é garantir que todos na organização tenham acesso ao conhecimento e compartilhamento deste, mas alguns autores como Paim e Nehmy (2003), discordam deste ponto de vista e tomam isso como apropriação intelectual. Outros dizem ainda que não é possível compartilhar conhecimento tácito mas só gerenciá-lo. Assim sendo, ocorre a transformação da informação em conhecimento e do conhecimento em negócio, sendo a TI a principal responsável por alavancar esse processo.
Segundo Davenport & Prusak (1998), o processo do conhecimento tem três etapas :
Geração do conhecimento (atividades para adquirir novos conhecimentos),
Codificação do conhecimento (apresentado de uma forma acessível a todos que precisem) e Transferência do conhecimento (maneiras efetivas de passar esse conhecimento em diante). Para Silva (2002), Administração do conhecimento está baseada na cultura criada pelos funcionários da empresa, e toda estrutura tecnológica e física são importantes, mas não essenciais.
Para outros autores, a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva já são uma tentativa de implantar um