Gestão do conhecimento
A Gestão do Conhecimento possui como objetivo absorver o conhecimento dentro das rotinas e praticas na organização, para o desenvolvimento de métodos, fazendo com que o conhecimento seja unido, expandido e transferido de forma a aumentar o valor patrimonial da organização.
Como a importância da Gestão do Conhecimento passou a crescer, as empresas preocuparam-se com o que sabem o que precisam saber e – não menos importante – o que a concorrência sabe. Passa a ser cada vez mais importante identificar o impacto e a consistência do conhecimento no setor específico de sua empresa. Torna-se fundamental criar condições e apoiar o desenvolvimento e a comunicação desse conhecimento. A empresa passa a perceber a importância de transformar seu conhecimento realmente em um ativo a serviço da organização, ao invés de apenas ser propriedade de indivíduos ou grupos internos.
Para realizar avaliação de resultados, é necessário verificar os benefícios da Gestão do
Conhecimento na empresa, mas isso será somente possível quando alcançar o seu estágio intermediário, pois os resultados somente aparecem depois que os seus processos geram conhecimento através dos dados coletados e posteriormente transmitidos à toda empresa ou parte dela.
O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas. Pode ser classificado de duas formas:
• Conhecimento Explícito: é aquele que está registrado de alguma forma e assim disponível para as demais pessoas;
• Conhecimento Tácito: é aquele que as pessoas possuem, mas não está descrito em nenhum lugar, residindo apenas em suas cabeças. O conhecimento pode ser transferido de pessoas para pessoas, através de meios como livros, documentos, páginas da internet, entre outros. Muitas pessoas obtêm conhecimento daquelas que já o têm, pelo aprendizado interpessoal e o compartilhamento de experiências e ideias.
As pessoas obtêm e geram conhecimento das informações de