Gestão do Conhecimento
Curso: Administração de Empresas 1º Semestre
Disciplina: Gestão do Conhecimento Prof.: Maurício Dias
Sumário
INTRODUÇÃO 3
CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 4
BENCHMARKING SOBRE CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 6
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
Introdução
Com o advento da globalização, o conhecimento tornou-se ferramenta importante na construção de relações e produção de novas ideias e é nesse sentido que as organizações empresariais focam cada vez mais a gestão doo conhecimento nos âmbitos internos e externos, feito isso, a capacidade de inovar e trazer mudanças à empresa são mais notórios, uma vez que, inovação em mudanças, em sua maioria, são produtos do conhecimento.
Quando se fala em gestão do conhecimento dentro das organizações, o que está sendo referido é a busca da harmonização interna do mesmo, a produção de ideias e conhecimento a fim de que se tenha um aumento substancial da inovação dentro da empresa. Essa busca ou criação se dar a partir do capital humano dentro das instituições, uma vez que, identificados os colaboradores existentes dentro da empresa, faz-se em seguida, o reconhecimento de cada um, e como podem contribuir para o crescimento inovador da empresa, observando sempre as suas características psicológicas, sociais e culturais, associando isso como fator positivo dentro da gestão do conhecimento organizacional.
A administração moderna tem como um de seus principais fundamentos o uso de recursos humanos para solucionar os seus problemas, criar produtos/serviços novos e assim destacar-se frente às demais. O administrador como componente chave da estrutura interna, precisa estar dotado de conhecimento a cerca de gestão do conhecimento e estar ciente, que a mesma, se for mal gerida pode acarretar sérios prejuízos às