Gestão do conhecimento
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
ATIVIDADES AVALIATIVAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - POLO OSASCO
ACADÊMICO
OSASCO
JUNHO – 2011
QUESTÕES AVALIATIVAS
1 - Para os administradores ocidentais, o termo “redundância” tem conotação de duplicação desnecessária e de desperdício. Mas o que significa a redundância na criação do conhecimento na visão das empresas japonesas?
Resposta: As empresas japonesas desenvolveram instrumentos organizacionais que aumentam e mantêm a redundância. Dentre esses, reuniões frequentes, tanto rotineiras como esporádicas, bem como uma rede de comunicação formal e informal (por exemplo, um drinque após o horário de trabalho). Esses instrumentos facilitam a troca de conhecimentos tácitos e explícitos.
2 - Existem algumas barreiras para a criação do conhecimento. Quais são elas.
Resposta:
Barreiras individuais Barreiras Organizacionais
3 - Cite 4 Barreiras organizacionais para a criação do conhecimento?
Resposta:
Necessidade de uma linguagem legitimada; Histórias organizacionais; Procedimentos; Paradigmas da empresa.
4 - De acordo com as teleaulas, o que você entende por modelo SECI?
Resposta: Uma organização cria e utiliza conhecimento convertendo o conhecimento tácito em explícito, e vice-versa.
SOCIALIZAÇÃO: compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta (INDIVÍDUO para INDIVÍDUO)
EXTERNALIZAÇÃO: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão (indivíduo para grupo)
COMBINAÇÃO: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação (grupo para organização)
INTERNALIZAÇÃO: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática (organização para indivíduo)
5 - Qual a importância do modelo SECI para determinação da marca?
Resposta: A literatura aponta dois caminhos para a organização obter oconhecimento de que necessita: o da incorporação de bases externas e o do