Gestão do conhecimento
Revista Inteligência Empresarial. N. 25, p. 20-27, out, nov., dez. 2005
(Publicação Crie – Centro de Referência em Inteligência Empresarial / Coppe – UFRJ)
D. Lustri, I.K.Miura, S.Takahachi,
Resumo: Considerando o conhecimento e as competências organizacionais como recursos criadores de vantagem competitiva, o presente artigo apresenta um modelo conceitual de gestão do conhecimento para o desenvolvimento de competências individuais. O modelo é parte de um projeto mais amplo que envolve sua implementação em empresa de serviços, para investigação de seu desempenho.
Palavras-chave: gestão do conhecimento, gestão por competências.
Abstract: Considering organizational knowledge and competences as key resources of building competitive advantage, this paper presents a conceptual model of knowledge management to develop individual competences. This conceptual model is part of a broader project which involves implementation to investigate its practical application in a service firm. Key-words: knowledge management, competences-based management. Introdução: Os avanços tecnológicos e o ambiente globalizado provocaram profundas alterações na maneira que as pessoas se relacionam com o mundo, na interação das organizações com o seu público interno e com o seu ambiente externo.
Nesse contexto, as empresas são impulsionadas à busca do desenvolvimento e da criação de recursos que lhes confiram diferenciais competitivos. Entre esses diferenciais apontados por estudos acadêmicos e práticas gerenciais, bem como pela mídia especializada, as competências organizacionais (PRAHALAD; HAMEL, 1990) e o conhecimento (DRUCKER, 1994, 2001) despontam como principais recursos de vantagem competitiva. Embora a literatura, de forma geral, trate separadamente o conhecimento organizacional e as competências organizacionais, a utilização de conceitos e técnicas de gestão do conhecimento para o desenvolvimento de