Gestão do conhecimento
Esses conceitos de gestão de conhecimento e de gestão da informação são muito ricos e de grande dimensão e é visto sob diferentes óticas. Segundo o autor Terra, José Claudio Cyrineu, na sua obra GESTÃO DO CONHECIMENTO 3º Edição 2001. Crescentemente, a principal entrada dos trabalhadores deixava de ser o esforço físico e passava a ser a capacidade de criar, aprender e desenvolver, novos conceitos, produtos e serviços, baseados estritamente no conhecimento.
O modelo de “Gestão do Conhecimento”, é referido pelo autor, ao longo de sua obra, por razões que venham a facilitar a comunicação. Esse modelo possui sete dimensões relacionadas a diferentes áreas da prática gerencial. Segundo este modelo, a Gestão do Conhecimento pode ser entendia nos seguintes conceitos:
Visão e Estratégia - Alta Administração
Segundo Terra (Gestão do Conhecimento 3º edição, 2001 ), Na era do Conhecimento, parece-nos que um dos papéis fundamentais da alta administração é a definição de “areas de conhecimento” a serem exploradas pela empesa e o estabelecimento de macrovisões para a condução de projetos inovadores. Essas visões, alem de definir resultados esperados em termos de produtos e adição ao estoque de conhecimento da organização, ajudam as pessoas a tomarem dezenas de decisões no dia-a-dia e a elevar o moral geral, pois permitem relacionar as várias atividades individuais a algo maior , a um propósito ou a um destino final.
Varias pesquisas mostram que mesmo as empresas tidas como industriais depedem