gestão do conhecimento
Cluster
É um conjunto de empresas de tamanhos variáveis que tem por si características semelhantes ou similares entre si próprias, contando com a colaboração de fornecedores e prestadores de serviços. O benefício que um sistema de cluster pode oferecer as empresas participantes, além da competitividade entre elas, tem por si dividir despesas em compras conjuntas, compartilhamento de frete e de recursos de conhecimento e melhores práticas. Para a sociedade, a formação de um cluster na localidade proporcionará concentração de empresas gerando empregos diretos, melhor qualidade de vida, infraestrutura e um desenvolvimento social.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui gastos em produtos e começa a investirem capital de giro, o que tem um melhor custo benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com mais vontade na empresa. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
Algumas vantagens competitivas para empresas que aplicam a gestão d conhecimento no seu cotidiano:
Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimentos de produtos;
Melhoria nos relacionamentos interpessoal de seus colaboradores;
Vantagem competitiva em relação à concorrência;
Rápida comercialização de novos produtos; Melhoria da prestação de serviços e da qualidade dos produtos.
Diferenciação Funcional
É o aspecto de como o sistema é dividido em componentes funcionais, que é uma condição precedente á integração organizacional. O domínio de cada componente é predeterminado e funciona como um mecanismo concentrador, acumulando know-why, em cada função.Formulando-se de uma maneira diferente, nas organizações com diferenciação funcional, determinados indivíduos criam os conceitos dos produtos, a criação de conceitos são altamente centralizados em um pequeno número de indivíduos