Gestão do Conhecimento
CAMPUS VILA MARIANA
SÃO PAULO - SP
ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ACADÊMICOS
Igor Matos de Souza
RA: 6784371445
Kátia Marques Pereira Garcia
RA: 6571283378
Mauro Cesar Martins
Silvana Rodrigues Martinez
RA: 6994460063
RA: 6946448296
PROFESSOR EAD: Me. Maurício Dias
TUTOR EAD: Fabiana Cristina Sander
São Paulo, 20 de Junho de 2013.
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................16
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS, abordaremos definições de Gestão do Conhecimento enfatizando o contexto em que poderá ser aplicado e compartilhado entre os indivíduos, grupos e organizações.
Ressaltaremos como motivar a criação do conhecimento e da capacidade inovadora dentro da organização, veremos como reter este conhecimento, elucidaremos a necessidade da constante atualização em busca do conhecimento e quais as barreiras que a organização deve transpor para o compartilhamento deste conhecimento, aprenderemos ainda como tratar a hierarquia de forma que não iniba o conhecimento, seja este explicito ou tácito.
Conheceremos às quatros formas de conversão do conhecimento e como ocorre à transferência do indivíduo para o grupo, enforcaremos também os prós e contras da concorrência global e como driblar com os imprevistos do mundo corporativo.
Boa Leitura!
CAPÍTULO 1
ETAPA I - CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
PASSO I
Conheceremos aqui várias citações de conceitos de Gestão do Conhecimento.
“Gestão do Conhecimento é o processo de criar continuamente novos conhecimentos disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas” (Takeuchi; Nonaka 2008, pg. 09).
Segundo Sveiby (1998), “a Gestão do Conhecimento é a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis da organização”.
Já