Gestão do conhecimento
1)O que significa minerar dados? Cite duas aplicações dessa tecnologia.
Minerar dados consistia essencialmente em extrair informação de gigantescas bases de dados da maneira mais automatizada possível. Atualmente, mineração de dados consiste sobretudo na análise dos dados após a extração, buscando por exemplo levantar as necessidades reais e hipotéticas de cada cliente para realizar campanhas de marketing. Assim, uma empresa de cartões de crédito, por exemplo, tem uma mina de ouro de informações: ela sabe os hábitos de compra de cada um dos seus seis milhões de clientes. O que costuma consumir, qual o seu padrão de gastos, grau de endividamento, etc. Para a empresa essas informações são extremamente úteis no estabelecimento do limite de crédito para cada cliente, e além disso, contém dados comportamentais de compra de altíssimo valor. Os seguintes pontos são algumas das razões por que o mineração de dados vem se tornando necessária para uma boa gestão empresarial: os volumes de dados são muito importantes para um tratamento utilizando somente técnicas clássicas de análise, o usuário final não é necessariamente um estatístico, a intensificação do tráfico de dados (navegação na Internet, catálogos online, etc) aumenta a possibilidade de acesso aos dados.
2)O que significa “competências essências”. Exemplifique. Sugestão: procure um artigo de periódico relacionado ao tema, na base de dados Scielo.
O cuidado com as competências existentes na organização pode garantir que elas sejam vistas em sua totalidade e, se utilizadas na prática da melhoria contínua, levem ao aperfeiçoamento autossustentado e continuado dos processos da produção.
A melhoria da produção deve ser tratada de forma completa, o que requer alanceamento e integração dos sistemas técnicos e sociais.
3)Descreva os 4 pilares básicos da Economia de Conhecimento.
• Aprender a conhecer
Este tipo