Gestão do Conhecimento nas Organizações.
O nosso trabalho tem como tema Gestão do Conhecimento nas Organizações.
O ambiente das organizações e dos negócios começou lentamente a perceber que investir em conhecimento é não só desejável, mas também imprescindível para o aumento do valor no mercado em função da valorização do património intangível e efectivação de relações sustentáveis.O presente projecto sobre a gestão de conhecimento nas organizações, foi elaborado a partir de um problema verificado no sector de seguros existentes ao nível da cidade de Maputo.
1.1.Contextualização O valor de mercado de algumas empresas supera, e muito, o valor do património financeiro e físicos (património tangível) acumulados. Isso acontece porque valores intangíveis como patentes depositadas, imagem, valor da marca, talento dos funcionários, capital intelectual agregado têm sido cada vez mais valorizados e acabam por gerar um aumento considerável do valor de acções das empresas.
Uma actividade é importante, do ponto de vista socioeconómico e financeiro, quando é útil para as pessoas e quando existe a necessidade de a exercer em situação de especialização do trabalho. A sua importância pode medir-se pelo seu papel social e económico, pelo emprego e rendimentos que gera, pelo tipo de utilidades que fornece aos consumidores e pelo seu papel no funcionamento da economia, Silva (2000).
1.2.Justificativa de Estudo
De acordo com BELLO (2009:24) a Justificativa num projecto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efectivado. A realização desse estudo será relevante para agregar conhecimento sobre o seguro e as formas de mostrar resultados positivos através do processo de gestão de conhecimentos, informando e incentivando os seus trabalhadores no exercício das suas actividades.
O estudo será importante para académicos, pois agregará conhecimento em um ramo que já possuirá experiencia podendo desenvolver a profissão no futuro.