Gestão do conhecimento aplicada na empresa Natura
4032 palavras
17 páginas
Introdução Nas últimas décadas, as organizações passaram a se conscientizar da importância de rever os seus modelos de gestão, devido a inúmeras mudanças que levaram a sociedade ao processo de globalização, com o rápido avanço da tecnologia de informação, telecomunicações e tecnologias de produção. Segundo Drucker (1999), essa transição da era da indústria para a era do conhecimento é conhecida como era pós-industrial. Com as exigências do mercado atual somadas aos avanços da tecnologia, levam as organizações a investirem e a buscarem vantagens competitivas, entre elas a Capital Intelectual. As pessoas são consideradas ativos importantes, pois geram conhecimento que ao ser devidamente socializado e gerenciado nas organizações transforma em conhecimento coletivo, trazendo a organização mais competência e competitividade. Os impactos econômicos, tecnológicos, sociais e a qualificação profissional, a busca do conhecimento como recurso a ser desenvolvido, faz com que as organizações sejam movidas por pressões e desafios constantes e, com isso, as empresas são forçadas a se adaptarem visando à qualidade, conhecimento e a produtividade.
O conhecimento sempre esteve presente na história, ele impulsiona o ser humano e mantém a organização capacitada para enfrentar os desafios e se desenvolver. O conhecimento passou a ter uma importância enorme em relação a outros fatores econômicos como terra, capital e trabalho.
As organizações que realmente valorizam o conhecimento e possuem a consciência da importância da gestão do conhecimento, tendo esta gestão como uma prática necessária para diferenciação em relação à concorrência e para a sobrevivência e perpetuação da empresa. A gestão do conhecimento é uma necessidade para as organizações que desejam ter sucesso no século XXI. O objetivo deste artigo é analisar como a gestão do conhecimento pode contribuir na construção da vantagem competitiva, a partir do compartilhamento do conhecimento. A metodologia