GESTÃO DO CONHECIMENO
Dado é um conjunto de elementos dispersos sem significado próprio. Na chamada “Era da Informação”, gerenciar adequadamente as informações é fator essencial para o sucesso da organização. A tecnologia por si só não é suficiente para o sucesso; é necessário se preocupar com o ambiente da informação como um todo.
Conhecimento é o domínio de conceitos, técnicas e métodos em torno de um assunto ou área de conhecimento, pode ser de natureza cientifica ou tecnológica.
O conhecimento não é uma substancia estática ou uma coisa, mas um processo de interação que sempre muda. Nonaka (2011).
Gestão do conhecimento é o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir seus objetivos. Falcão e Bresciani apud Carbone et al (2009).
Na Era do conhecimento, em que o mundo atua em rede e a velocidade do acesso a informação é fator de alta competitividade, o grande desafio das organizações é administrar seu conhecimento de forma mais eficiente que os seus competidores.
Nesse contexto, torna-se de fundamental importância identificar os conhecimentos para que a organização possa manter sua competitividade e o seu diferencial de marcado.
Transformar informação em conhecimento deve constituir, portanto, competência essencial da empresa.
Informação, segundo Dulce Magalhães, é tudo o que sabemos mas que, no entanto, não modifica a nossa vida. Conhecimento é tudo que sabemos e fazemos. E isso modifica totalmente os resultados em nossa vida.
Isso nos leva a uma tarefa essencial: identificar, coletar, processar e tornar disponível a todos na organização os conhecimentos necessários para a realização de negócios e obtenção de resultados sustentáveis.
Não se pode, entretanto, falar em gestão do conhecimento de forma isolada; trata-se de ação que requer participação, construção coletiva, enfim, compromisso e envolvimento de todos que atuam e interagem