Gestão do clima organizacional
Das 269 empresas, de diversos portes, espalhadas por 16 estados brasileiros, pesquisadas pela ABRH, só 29,5% realizam, regularmente, pesquisa de clima.
70% das Maiores e Melhores pesquisam o clima.
O segredo das empresas mais admiradas está na gestão do clima
O PAPEL DO RH
O RH deve criar condições para que o ambiente de trabalho além de harmonioso seja também democrático e humano. Harmonioso, no tocante à redução dos conflitos internos. Democrático, no que diz respeito ao acesso às diferentes oportunidades de poder que a empresa oferece independente da diversidade de sua força de trabalho.
A fim de criar essa atmosfera as empresas vêm adotando estratégias relacionadas a flexibiliza-ção de suas jornadas de trabalho, à criação de benefícios sociais diferenciados, à adoção de instalações modernas e prazerosas. Essas medidas independem daquelas que as empresas adotam a fim de corrigir as insatisfações de seus empregados manifestados nas pesquisas de clima.
A RELAÇÃO ENTRE CLIMA E CULTURA
As principais estratégias que as organizações vêm utilizando e que causam impacto sobre os empregados e sobre os resultados operacionais e financeiros das organizações;
Conhecer a relação que a cultura das organizações tem com a qualidade do clima.
Conceituar clima e cultura organizacional
Compreender a estreita relação que existe entre a cultura e o clima organizacional;
Explicar como o clima organizacional se manifesta.
ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS QUE VÊM IMPACTANDO O CLIMA:
Devido à acirrada competição que existe entre as organizações decorrentes, especialmente, do processo de globalização da economia. Essas estratégias têm contribuído para aumentar as demissões de pessoal e gerar insatisfação nos empregados.
➢ Automação
➢ Terceirização
➢ Privatização
➢ Downsizing
➢ Aquisição
➢ Fusão
➢ Aquisição
➢ Reengenharia