Gestão -desafios tecnologicos
A aprendizagem leva a mudanças morfológicas no cérebro, desta forma, quanto maior a capacidade do cérebro em desenvolver essas mudanças, maior será a capacidade de aprendizagem do organismo... (Teixeira, 2004)
Dessa forma a escola deve atender os interesses da sociedade, adaptar-se a nova realidade com o uso das TIC’s na gestão escolar e investir na capacitação dos profissionais, facilitar o processo de ensino e aprendizagem, sendo que há resistência por parte de alguns em aprender o uso da tecnologia, seria importante haver um profissional no laboratório de informática com função de assessorar professores e estudante no acesso aos computadores e o uso correto das ferramentas, algumas escolas têm dificuldades com o uso das tecnologias, mesmo distantes do ideal temos avançado lentamente nos últimos anos na informatização das escolas.
A demanda por novos laboratórios, por conexões rápidas, por novos programas e capacitação profissional é incessante e atemoriza o gestor, mas devemos prosseguir, pois já estamos atrasados nos processos de informatização escolar.
Para Beluce (2003, p.47) “as tecnologias digitais de comunicação e de informação possibilitam novas formas de aprendizagens, proporcionam processos intensivos de interação e mesmo a imersão total do aprendiz em um ambiente de realidade virtual”.
Os alunos, os professores e gestores devem usar a tecnologia de forma efetiva, sendo usuários criativos e efetivos das TIC’s transformando-se em comunicadores, colaboradores, editor, produtores e cidadãos informados, responsáveis e que oferecem contribuições à sociedade.
REFERÊNCIA
BELUCE, Andrea Carvalho in KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo