Gestão democrática
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA-2014.
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA
Gestão Democrática e seu papel participativo na reestruturação do Projeto politico pedagógico na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Profa. Maria Benedita Mota.
Candidato: Cláudio Alex Lima Sousa
Bragança-Pa
Problematização
Diante das mudanças educacionais para o século XXI, sabe-se que a educação no Brasil passa por alguns conflitos em especial na educação básica. E devido esses conflitos a atual situação está ligada a diversos problemas enfrentados pela escola como: desiquilíbrio social nas famílias, falta de trabalho educacional em equipe, falta de recursos financeiros na educação, banalização da violência e entre outros fatores que acabam comprometendo diretamente no trabalho desenvolvido na escola.
Tais problemáticas estão relacionadas à gestão escolar não ser totalmente democrática e participativa, onde as maiores partes dos sujeitos da escola tenham voz e participem de discussões e ações para minimizar tais problemas e não terem oportunidade de e espaços para participarem de formação continuada para atualizarem seus conhecimentos e aprimorarem suas técnicas de trabalho.
Por isso, o Projeto Político Pedagógico deve estar baseado numa proposta educativa que torne a aprendizagem mais significativa e critica para todos. O desafio de se obter esta realidade passa por criar e permitir uma nova ação em gestão na qual toda comunidade escolar possa participar de um processo com base no diálogo e descobertas de forma criativa, dinâmica e propulsora do fortalecimento da gestão democrática na escola.
Partindo dessas perspectivas, a linha de pesquisa norteará a seguinte questão: Quais os desafios para implantação de uma gestão democrática e participativa junto os autores desse processo?
Justificativa
O projeto de pesquisa tem como referencia a Escola