Gestão de um posto de combustível
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho apresenta uma empresa de Comércio de Combustíveis e analisa variáveis do tais como produto e mercado, analisa necessidades do mercado, concorrência, avalia pontos fortes e pontos fracos, define estratégias e objetivos, e faz suposições e planos de ação acerca do mercado de combustíveis.
Avalia também a Gestão de Recursos Humanos da empresa, suas estratégias de Marketing e Produção e o funcionamento de suas operações e Logística.
2 DESENVOLVIMENTO
Vocês deverão escolher uma empresa de qualquer segmento de negócios (comércio, indústria ou prestadora de serviços), desde que a empresa ofereça estrutura que possibilite o desenvolvimento do trabalho que será relatado a seguir. A empresa escolhida pode ser a mesma onde um dos alunos da equipe trabalha. A partir da empresa escolhida e fundamentando-se na literatura indicada, os alunos deverão desenvolver a seguinte atividade:
Identificar dentro da empresa escolhida:
2.1 Estrutura Organizacional
Níveis hierárquicos da empresa (estratégico, tático e operacional) Detalhar as atividades desenvolvidas, organizando-as dentro das 4 funções básicas da administração: Planejar, Organizar, Desenvolver e Controlar.
A empresa possui os níveis organizacionais previstos por SOBRAL e PECI (2009) que assim os identificam:
Os administradores podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis – administradores gerais ou funcionais. Com relação à posição que ocupa na estrutura organizacional, é possível distinguir três níveis hierárquicos: os níveis estratégico, tático e operacional (SOBRAL e PECI, 2009, p. 6).
No nível estratégico, o mais elevado da hierarquia organizacional, estão os administradores de topo,