Gestão de TI
Disciplina: Engenharia de Software
Professor Especialista: Ernesto Radiz
Alunos: Anthony Paulino e Márcio
Resumo sobre o artigo:
“Definição de SLA para Processos de Testes de Software.
Um Estudo de Caso em Unidade de Teste de Integração de Sistemas ”
Taguatinga, 2005.
Objetivos
Este artigo tem como objetivo mostrar a importância de se aplicar uma metodologia para o processo de testes de software, mais especificamente para testes de integração de sistemas, baseado no modelo ITIL, definindo artefatos e processos de execução das atividades através de acordos de serviços (SLA) e pelo seu gerenciamento (SLM).
Os SLA (Service Level Agreement) são acordos estabelecidos entre um provedor de serviços e um cliente e que definem atributos, métricas e limites para o funcionamento de um processo ou serviço. Para que a definição e utilização dos SLA sejam efetivas, deve ser empregada uma metodologia de implantação e acompanhamento dos mesmos.
Os SLM (Service Level Management) que é responsável pela gerencia de nível de serviço, é um conjunto de metodologia e procedimentos usados para garantir que adequados níveis de serviços sejam entregues a todos os usuários de TI, de acordo com as prioridades do negócio e em custos aceitáveis.
Tecnologia Utilizada
A tecnologia utilizada para os processos de definição e implantação de SLA e seu gerenciamento (SLM) base-se no modelo proposto pelo ITIL. Apesar do modelo ITIL ter sido desenvolvido para definição de acordos de níveis de serviços de produtos, entendendo produtos como quaisquer tipos de equipamentos, observou-se que também poderia ser utilizado para uma definição de nível de processos e acordos em relação ao cumprimento de atividades.
O processo do ITIL é cíclico e possui 4 grandes fases:
1. Estabelecer funções: nessa fase são definidas e planejadas as ações iniciais do processo, bem como identificação de atores,