Gestão de ti - algoritmos de escalonamento e troca de contexto
FIFO
Vantagem: Causa pequena sobrecarga no sistema, o primeiro processo que entra será tbm é o primeiro a sair.
Desvantagem: Quando o processo é inicio, ele não pode ser interrompido priorizando algum processo, ele sempre seguirá a ordem de entrada.
SJF
Vantagem: Ele prioriza processo que levar menos tempo para ser concluído e o excuta do começo ao fim.
Desvantagem: Caso vc tenha vários processo em execução e o o maior processo é o que vc quer que ele faz primeiro, nesse tipo de escalonador, o menor processo será o primeiro.
RR-Round Robin
Vantagens: Gera espaço de tempo para cada processo, onde ocasiona que processos menores sejam executados mais rapidamente fazendo com que a fila de processos não fique parada em um só processo.
Desvantagens: Pode ocorrer de processos muito grandes, ficarem muito tempo em execução na CPU, o que pode ocasionar uma degradação do sistema.
Multiplas Filas
Vantagens: Existe prioridade de execução para cada fila e os processos são alocados nas filas conforme as prioridades.
Desvantagens: O processo fica na CPU deixando-a somente quando terminar ou quando houver uma solicitação de E/S o quando o intervalo de tempo se esgotar.
TROCA DE CONTEXTO
A troca de Contexto funciona de maneira que faça com que o processador, não seja utilizado por somente um processo e todos os outros esperarem até a finalização deste processo.
O processo é enviado para a memória, o escalonador o envia para execução no processador e este ao ser paralisado por outra tarefa é armazenado seu estado anterior na memória do processador ou em algum outro local, para que seja restaurado e retornado a execução iniciando do mesmo ponto onde este foi paralisados.
Com esse processo o usuário nem perceberá que o processo teve uma paralisação, para que seja possível que as tarefas sejam substituídas, o escalonador faz com que as tarefas fiquem em execução por um determinado tempo e sejam