Gestão de Talentos
Círculo da Preocupação: Não faz, só se lamenta, e não vive, a pessoa cruza o braço e se contenta, pensa que tem gente pior que ela. Ex: Fome na África, agressões, morte na tv, vemos e ficamos horrorizados, chateados, frustrados, mas não fazemos nada, ao em vez de fazer algo onde pode, perto de onde vive ou para alguém que necessite.
Circulo de Influência: A pessoa vê, se comove vai e faz.
Preocupação Maior -
Influência Menor
Livro com a teoria: Stephen Covey
Vitimização: Pessoa pessimista, não tem repertório.
Foco: Saber gerenciar a distração.
DICA: Q.A = Quociente da Adversidade, Paul Stolz estuda o Q.A, segundo ele, passamos por 23 adversidades ao dia.
Ele dividiu as pessoas em 3 grupos:
Alpinista: são aqueles incansáveis na sua escalada, os que não desistem nunca, os que estão sempre em busca de desafios, os que se recusam decididamente a fazer parte da média geral; os alpinistas confrontam as adversidades enquanto os demais continuam pensando em novas possibilidades. Cerca de 10%.
Campista: de certa forma, estão presos à zona de conforto, buscam segurança e também previsibilidade; não fazem nada mais do que o suficiente; perdem a motivação facilmente e, com isso, suas capacidades atrofiam; em caso de risco, os campistas estão sempre em cima do muro. Desistem por qualquer adversidade. Cerca de 70%.
Pessimista: tem aversão a riscos; em geral, são profissionais que não suportam o peso da escalada profissional. Entre os exemplos citados pelo autor encontram-se os funcionários públicos e acadêmicos em geral da universidade publica (professores).
Profecia Alto Realizadora: Tomar cuidado com que fala (ex. traição, ficar desconfiando sem motivo..dar ideias ruins) de tanto a pessoa falar vc acaba acreditando. Isso vale para o positivo e para o negativo.
Metáfora: Julgamos as pessoas pelo texto e não pelo contexto.( ponta do ice Berg). Temos que entender o contexto, suas crenças, os valores.
Temos que ter,