GESTÃO DE TALENTOS PESSOAIS - Monografia
Salvador-Ba
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. GESTÃO DE PESSOAS 5
2. GESTÃO POR COMPETÊNCIA 7
3. GESTÃO DE TALENTOS 9
3.1. Gestão de Talentos: Um desafio 10
3.2. Concepção das Empresas na Gestão de Talentos 10
4. GESTÃO DE TALENTOS PESSOAIS 12
5. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Gestão de Pessoas: até bem pouco tempo não se cogitava essa terminologia. A Gerência de Pessoal, como era conhecida, administrava os funcionários de forma bem primitiva, como se fossem mercadoria que precisava ser adquirida, estocada e utilizada. Não se pensava nas possibilidades e qualidades inerentes do indivíduo e na capacidade intelectiva. A concepção da função de gerência de pessoal admitia uma pessoa responsável por um grupo de indivíduos que deveria ocupar determinadas funções com as respectivas responsabilidades e colocá-las em prática.
Na década de 90, com a globalização, a então, gerência de pessoal, passou por reformas. A abertura comercial daquela época exigia gestores com outro posicionamento. Não mais era permitido incompetência ou protecionismo. Os líderes da atualidade precisavam descobrir novas capacidades; pessoal especializado e profissionais capacitados, assim o exigia o momento.
Mudou-se então a terminologia e as atribuições da gerência de pessoal para Gestão de Pessoas. A Gestão de Pessoas “é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o capital humano que nada mais são que as pessoas que a compõem” (MIRANDA)1. Fischer e Fluery (1998)2 coloca uma definição para gestão de pessoas: “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.”
Italiani (2002) subdivide a gestão de pessoal em dois importantes “modelos de sucesso”: GESTÃO