Gestão de suprimentos
“A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”. Ou seja :
LOGÍSTICA É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR OS FLUXOS EFICIENTES DE MATERIAIS E INFORMAÇÕES, DESDE O PONTO DE ORIGEM ATÉ O PONTO DE CONSUMO (CADEIA DE SUPRIMENTO), COM O PROPÓSITO DE ATENDER ÀS NECESSIDADES DOS CLIENTES.
As áreas de suprimentos foram fortemente impactadas por 5 situações:
a. Um aumento brutal da competição entre empresas, provocada por redução extrema das margens de lucro;
b. Globalização, com o Brasil se abrindo ao mundo, para comprar e vender
c. Uma explosão no mercado fornecedor. Hoje se vende de tudo. A oferta de serviços é avassaladora;
d. Ferramentas eletrônicas. Leilão, Solicitações Eletrônicas, catálogos, dão uma força e velocidade ao negociador de aquisição que jamais teve.
e. Novas necessidades não ligadas ao preço fazem verdadeiras barreiras. Sustentabilidade, Inovação, Flexibilidade fazem parte do dia-a-dia.
UMA CADEIA DE SUPRIMENTO NÃO É UMA CADEIA DE NEGÓCIOS COM RELACIONAMENTOS UM A UM, MAS UMA REDE DE TRABALHO (NETWORK) COM MÚLTIPLOS NEGÓCIOS E RELACIONAMENTOS!
A gestão dos estoques visa, portanto, numa primeira abordagem, manter os recursos ociosos expressos pelo inventário, em constante equilíbrio em relação ao nível econômico ótimo dos investimentos. E isto é obtido mantendo estoques mínimos, sem correr o risco de não tê-los em quantidades suficientes e necessárias para manter o fluxo da produção da encomenda em equilíbrio com o fluxo de consumo.
Políticas de Estoque
Preocupa-se com os problemas quantitativos e financeiros dos materiais. Cabe ao controle de estoque controlar a disponibilidade e as necessidades totais do processo produtivo envolvendo não só o