Gestão de Suprimentos
R.: Otimização de custo. Trata-se de uma cadeia para abastecer estoques, desde o pedido de materiais para fornecedores para fabricação até a entrega no varejo. Sendo cada etapa responsável por um ciclo do pedido, a otimização do custo é o fator mais importante para o produto chegar ao varejo e consumidor final com o preço competitivo no mercado.
Considerando também o baixo valor unitário médio do produto, o transporte de altos volumes de produtos com alta capilaridade no mercado é outro ponto que influencia na otimização de custos, sendo importante manter o produto sempre em estoque para manter a competitividade no mercado, sendo este de alta concorrência, quanto menor o custo e maior disponibilidade mantida, mais competitivo será em relação aos concorrentes.
2 – Faça uma representação gráfica da estrutura básica da cadeia de abastecimento, contendo início e fim, etapas e elos.
3 – Considerando o momento de estruturação desta cadeia de abastecimento (antes dela existir), o que deveria ser estudado/analisado para montar uma boa cadeia para este produto?
R.: Considerando a produção empurrada e a cadeia focada na redução de custos, deve-se analisar para a cadeia de abastecimento a capacidade de atendimento dos fornecedores, estar próximo dos mesmos (KPIs) e acompanhar de perto as compras mais criticas. Uma falha de desempenho na cadeia de abastecimento, afetaria toda a cadeia.
4 – Quais atividades, serviços e/ou etapas poderiam ser terceirizadas nesta cadeia? Justifique
R.: Sendo uma cadeia com foco em otimização de custos, a redução de despesas operacionais seria o fator principal para terceirização, sempre alinhado com ganhos de capilaridade e disponibilidade do produto. A disposição geográfica de estoques espalhados em mais regiões, aumentaria a capilaridade do produto e sua disponibilidade pra o varejo, mantendo o