Gestão de suprimentos
É o conjunto de processos para obter materiais, colocar o valor de acordo com o cliente e disponibilizá-lo na data e no local que o consumidor deseja. Com uma cadeia de abastecimento eficiente, as entregas serão feitas no tempo certo e, além disso, os produtos não terão preços abusivos. Trazendo assim a satisfação total do consumidor.
2) Por que a cadeia de abastecimento integrada é tão importante para as organizações? Explique a expressão: “estar em todos os lugares com os produtos acessíveis o para todos os consumidores”.
A cadeia de abastecimento permite que a empresa crie vantagem competitiva, já que o fornecimento de produtos e serviços será feito independente da localização do consumidor. Os preços dos produtos variam de acordo com o tipo de consumidor e o local deixou de ser um problema como vimos anteriormente.
3) Escolha três forças que atuam na cadeia de abastecimento e descreva-as enriquecendo sua descrição com exemplos característicos.
Localização das Organizações: O posicionamento geográfico dos locais influi nos custos e fluxos logísticos. Não adianta tentarmos implantar uma nova organização em um lugar de difícil acesso, pois, os próprios consumidores costumam avaliar de perto a organização que estão fazendo negócio, se for algo muito distante acaba afastando os consumidores que procuram por algo mais perto. Além disso, o custo com a entrega acaba sendo superior, trazendo assim danos para a empresa.
Distribuição Física: Produtos e materiais são movimentados ao longo da cadeia de abastecimento. Esta parte deve ser feita por pessoas de confiança e monitorado por meios eletrônicos, já que nesta etapa de distribuição os produtos podem ser extraviados, causando assim prejuízo a organização.
Administração de Estoque: Os produtos podem ser armazenados em diferentes etapas de