Gestão de suprimentos na cadeia logístca
LE BISCUIT S/A - PROBLEMÁTICA
Salvador
2012
ROBSON BISPO
LE BISCUIT S/A - PROBLEMÁTICA
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo.
Orientadora: Prof.ª Maria Auxiliadora
Salvador
2012
A atual dinâmica do comércio varejista exige a necessidade de disponibilidade de produtos não resulte em excesso de estoques. Os altos juros da economia geram elevados custos de oportunidade na manutenção de estoques exigindo grande capital de giro e resultando em uma diminuição do lucro nas empresas.
A Le biscuit surgiu em 1968 na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Aos poucos, a empresa deu os primeiros passos e, em 1992, abriram a primeira loja em Salvador. A partir de então, veio a expansão da rede e a conquista de cada vez mais admiradores e parceiros Brasil a fora.
Entretanto, dentre todas as dificuldades existentes na operação da companhia LE Biscuit S/A ficou evidente que a maior delas está no recebimento excessivo de mercadorias por parte das lojas. Existe uma programação de recebimento de acordo com cada loja, a chamada janela de recebimento, porém a mesma nem sempre é cumprida acarretando com isso inúmeros problemas.
Trata-se de uma empresa que já está no mercado a mais de 30 anos e passou por muitas mudanças ao longo de todos esses anos, contudo o maior amadurecimento dos processos em relação à forma de se trabalhar ainda é deficitário, pois o lema da loja é “VENDER, VENDER, VENDER”. Nessa questão a alta cúpula ainda não teve o discernimento de, ou melhor, a visão de que para que a companhia possa continuar crescendo como cresce a cada anão que passa, para que possa vender os seus produtos de uma forma concisa e de suma importância que todas as suas filiais tenha um estoque organizado, ordeiro para que dessa forma a operação possa acontecer da melhor maneira