Gestão de suprimento de materia-prima
Angélica de Oliveira Santos
Barbara Barranco de Almeida
Carlos Roberto Mendes
Diego Gomes da Silva Dias
Laís Fernandes dos Santos
Luis Henrique Resende
Rached Riad Amine Santos
Rogério Dias
Resumo
Importação e exportação são processos críticos e de fundamental importância em multinacionais de grande porte, na Goodyear não é diferente. Desde o inicio de suas operações no Brasil, em 1919, a Goodyear sempre esteve ligada com esses dois processos e com relativo sucesso. As mudanças ocorridas em dois meses, com as trocas do despachante aduaneiro (broker), transportadoras e sistemas, se mostrou contraditória no começo, gerou inúmeras dificuldades de comunicação entre as áreas envolvidas.
ITO (International Trade Operation), Logística, Departamento de Planejamento (PPCI) e Fábrica apresentaram grandes dificuldades de comunicação e execução dos processos causando assim a parada dos transportes realizados, o que quase provocou a parada de algumas unidades da Goodyear na America Latina.
Esse artigo mostra de forma clara e objetiva pontos como despachante aduaneiro, processo, comunicação, transporte e acompanhamento. Durante todo o texto fica claro a postura da empresa e de seus colaboradores perante as situações vividas e sugestões de modificações para melhoria do processo como um todo.
Palavras-chave:
Suprimentos; Matérias – Primas; Logística
Introdução
O artigo a seguir tem como objetivo evidenciar pontos de melhoria na comunicação entre a empresa, o broker e as transportadoras, sendo os principais focos os processos de importação e exportação. A empresa escolhida foi a Goodyear, multinacional de grande porte que no Brasil que tem mais de 90 anos de atuação. Durante a leitura do artigo ficará clara a metodologia utilizada, definições de importação e exportação, inconterms, problemas de estrutura, comunicação e domínio do processo também serão evidenciados.
A partir destas considerações,