GESTÃO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
1.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, CONCEITOS E DEFINIÇÕES Sistema de Informação utiliza os recursos de pessoas, hardware, software, dados e redes para executar atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que convertem dados em informação.
Pertence ao campo de estudo das tecnologias da informação, podendo fazer parte de um sistema de informação enquanto recurso material. Em todo o caso, diz-se que os sistemas de informação tratam do desenvolvimento e da administração da infraestrutura tecnológica de uma organização.
É uma entidade sócio técnica que junta, armazena, processa e disponibiliza informação relevante para uma organização de modo a torná-la acessível e útil para quem a deseje e possa utilizar.
Um sistema de informação é assim um conjunto de meios e procedimentos cuja finalidade é assegurar a informação útil necessária às diversas funções e níveis das organizações, assim como à sua envolvente externa.
Uma ideia errada que muitas vezes é incorretamente apreendida, é a de que os sistemas de informação são apenas tecnologia.
1.2 INFRA ESTRUTURA DA TI Oferece a plataforma para suporte de todos os sistemas de informação na empresa.
*Hardware: Consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados.
* Software: Existe duas famílias de software, software básico que inclui programas responsáveis por gerenciar e controlar os recursos de hardware. E o software aplicativo que inclui programas que auxiliam o usuário a realizar tarefas específicas.
* Tecnologia da gestão de dados: organiza, gerencia e processa dados de negócios relacionados a estoque, clientes e fornecedores.
*Tecnologia de rede e telecomunicações: envolve a interconexão entre dois ou mais micros, que permite a troca de dados entre essas unidades e otimiza os recursos de hardware e software.
* Serviços de tecnologia
1.3 FUNDAMENTOS DE REDES E INTERNET
Compartilha recursos e troca