Gestão de servços
Doutorado em Administração UFMG
Cintya Amorim
Prof. Noel Torres
1ª Resenha
Serviços, importância, conceito e características.
O setor de serviços tem uma participação significativa do mercado e está numa crescente, segundo LOVELOCK a participação do setor de serviços está crescendo mundialmente. De acordo com Central Intelligence Agency, no PIB global de 2008, 64% é setor de serviços, 32% manufatura e 4% agricultura; no Brasil o setor de serviços representa 66% do PIB. De acordo com LOVELOCK:
“o serviço é composto de uma variedade de grupos de atividades e para comparar o crescimento deles, utilizamos a classificação proposta pela PAS (pesquisa anual de serviços) do IBGE, a qual desde 2002 identifica sete subsetores de atividades” (LOVELOCK, 2011,pág 9).
Segundo LOVELOCK, os sete subsetores são: serviços prestados as famílias, como alimentação, cultural e ensino; serviços de informação, como telecomunicações e informática; serviços prestados as empresas, por exemplo, segurança, transporte e limpeza; transporte, serviços auxiliares aos transportes e correios, por exemplo, transporte ferroviário e rodoviário; atividades imobiliárias e de aluguel de bens móveis e imóveis, como compra, venda e aluguel de imóveis; serviços de manutenção e reparo, como manutenção de veículos; e por fim outras atividades de serviços que englobam serviços de agricultura, seguro, limpeza urbana. De acordo com LOVELOCK, a maioria dos novos empregos é gerada pelos serviços; com a evolução da economia, estima-se que o número de empregos continuará diminuindo no setor manufatureiro, extrativista e agrícola, neste cenário, tanto países desenvolvidos como os países em desenvolvimento deverão recorrerão setor de serviços para gerar novos empregos. LOVELOCK e GUMMESSON, “argumentam que serviços envolvem uma forma de locação por meio da qual os consumidores podem obter