Gestão de segurança
Criptografia Simétrica ou Criptografia de chave privada;
Criptografia Assimétrica ou Criptografia de chave pública.
Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguinte critérios:
Para cada um desses assuntos, selecione um texto/artigo que trate do mesmo e que esteja disponível na internet;
Em seguida, faça a leitura desses textos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;
Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);
Essas sínteses juntas devem apresentar as principais características de cada tipo de criptografia e os algoritmos mais difundidos e seus respectivos tamanhos de chaves.
Observação: Procure realizar essa pesquisa através das seguintes ferramentas de busca, mas lembramos que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes:
- http://www.google.com.br
- http://br.altavista.com/
- http://br.yahoo.com/
- http://www.achei.com.br/
Pesquisei o site http://www.gta.ufrj.br/grad/07_2/delio/index.html cujo tema é PKI – Public key infrastructure criado por Délio Silva Nunes.
Décio começa citando que a criptografia é usada para proteger informação garantindo a privacidade e que para isso usa-se uma cifra (algoritmo) que transforme uma mensagem em mensagem cifrada. esta incompreensível a quem não conheça a cifra.
Também cita que os algoritmos atuais são projetados para execução em software ou hardware especializado, sendo assim, ainda que uma terneira pessoa conheça o algoritmo assumindo que a chavo só é conhecida pelo emissor e pelo destinatário da mensagem, o custo de decifrar essa mensagem pela força bruta (tentando cada possível chave) é proibitivo.
Já sobre criptografia assimétrica Décio começa explicando que foi