Gestão de risco- mercado financeiro
Diferentes tipos de riscos
Risco de mercado é aquele devido a mudanças no preço dos ativos e passivos financeiros, sendo mensurado pelas alterações possíveis no valor das posições em aberto ou nos resultados auferidos.
Pode ser dividido em 02 tipos:
Risco sistemático - é a parte da volatilidade do ativo que tem sua origem em fatores comuns a todos os ativos do mercado. Por exemplo, resultado das eleições presidenciais afeta, em maior ou menor grau, todos os ativos do mercado.
Risco não sistemático ou específico - é a parte da volatilidade do ativo que tem sua origem em características específicas do ativo. Por exemplo, se uma plataforma da Petrobrás sofre um acidente, a princípio, somente as ações desta empresa recebem um impacto negativo.
Os fatores de risco de mercado são as variações: na taxa de juros, na taxa de câmbio, no valor das ações e no valor das commodities.
As razões para se medir o risco de mercado são: - Prover informação gerencial para a administração a respeito dos riscos assumidos pelos operadores, de acordo com o que foi definido pela gerência. - Fixar limites de risco para cada operador. - Alocar recursos para atividades que tenham maior retorno por unidade de risco. - Avaliar o desempenho dos operadores mostrando a relação entre resultado e risco assumido. - Exigência por parte dos reguladores do sistema financeiro de um grau de capitalização adequado para os riscos assumidos. - Apresentar claramente ao investidor quais são os riscos inerentes a cada alternativa de investimento para que este possa tomar suas decisões de acordo com sua disposição para assumir estes riscos.
Risco de crédito está associado a possíveis perdas que o credor possa ter pelo não pagamento por parte do devedor dos compromissos assumidos.
Pode ser dividido em:
Risco país – quando o devedor é um país que pode não honrar seus compromissos, ou seja, quando o país não tem capacidade de gerar recursos