Gestão de Resíduos
1.
INTRODUÇÃO
Toda e qualquer atividade humana gera resíduos; seja na cidade ou no campo, nas grandes ou pequenas indústrias, nos locais de trabalho ou diversão, nas ruas ou em casa. As alterações resultantes dessa atividade e seu volume têm feito com que medidas para manter um equilíbrio entre homem e natureza sejam cada vez mais investigadas e aplicadas.
Os aspectos e impactos ambientais envolvidos no processo da geração de resíduos torna o assunto bastante delicado, principalmente quando se sabe que a preocupação com este tema é relativamente atual. A sociedade se mostra apreensiva com o futuro do Planeta e se movimenta, ainda que morosamente, na busca de alternativas para a exploração dos recursos naturais e exercício de suas atividades.
O aumento da população mundial e o desenvolvimento tecnológico trazem a tona uma crescente preocupação com os resíduos líquidos produzidos a partir de diversas atividades da sociedade. Muitas vezes estes resíduos não tem a atenção que merecem em seu tratamento, pois podem facilmente ser despejados em ambientes aquáticos próximos a área de produção do resíduo líquido. Mas isto não significa que o problema acabou. Na maioria das vezes, lançar no meio ambiente resíduos líquidos provenientes de domicílios ou indústrias é apenas o início de um grande e perigoso problema social: a contaminação de pessoas e a poluição ambiental.
O presente projeto trata-se de uma tentativa de mostrar que a conscientização do problema de gestão de resíduos é indispensável para a sobrevivência do ser humano.
8
1.1 OBJETIVOS
1.1.1
Objetivo Geral
Inerente a toda e qualquer atividade humana, a geração de resíduos tem atingido números cada vez mais elevados e se tornado um assunto de extrema importância em todas as áreas da sociedade; sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral adquirir conhecimentos a partir da análise de alguns processos, técnicas e métodos utilizados na prevenção dos impactos