Gestão de resíduos
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ITALO SOUSA DOS REIS
DENISE AMORIM JOSUÉ
GESTÃO DE RESÍDUOS: ENSINO SUPERIOR
SALVADOR
2011
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: http://www.natureba.com.br acessado dia 20/09/2011 ás 15h25min http://www.mesabrasil.sesc.com.br acessado dia 20/09/2011 ás 15h25min http://www.apliquim.com.br acessado dia 20/09/2011 ás 15h25min
As referências bibliográficas acima foram de extrema importância para realização do trabalho, através das pesquisas realizadas apresentamos artigos, conceitos e definições sobre a separação do lixo pelo processo da coleta seletiva, sendo essa realizada por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades, escolas, condomínios, clubes. A segregação na coleta seletiva deve ser feita através de coletores sendo identificados por cores visuais, como, azul para papel, vermelhos para plástico, amarelo para metais, verde para vidros, entre outras. A col.eta traz benefícios, como, redução de florestas nativas, reduz a extração dos recursos naturais, conserva o solo, diminui o lixo nos aterros e lixões, diminui também a poluição dos solos, da água e do ar.
A regra dos 3Rs, reduzir, reutilizar e reciclar apresenta maneiras de minimizar os impactos ambientais causados pela geração dos resíduos.
Reduzir o consumo de tudo o que não nos é realmente necessário, rejeitar produtos com embalagens plásticas e isopor, preferindo as de papelão que são recicláveis, onde essas não poluem o meio ambiente desperdiçando menos energia.
Reutilizar depósitos de plásticos ou vidros para outros fins, como, plantar, fazer brinquedos. Reutilizar folhas de papel para anotações de recados, rascunhos, etc. Aproveitar restos de sementes, cascas de verduras, legumes para fazer adubos.
Reciclar reduz o volume do lixo, economiza os materiais e a energia usada para a fabricação de outros produtos, recuperando e preservando o meio ambiente naturalmente, afinal, nossa qualidade de vida depende