Gestão de Redes
Programa Minha Casa, Minha Vida
O programa minha casa, minha vida foi criado para atender a população de baixa renda a obter uma moradia, com o incentivo nas reduções de taxas e com parcelas pequenas. Ele vai realizar um dos principais sonhos da população brasileira. Considerando que o acesso à moradia regular é condição básica para que as famílias de baixa renda possam superar suas vulnerabilidades sociais e alcançar sua efetiva inclusão na sociedade brasileira, e que o acesso ao financiamento habitacional para estas famílias que não têm capacidade de poupança exige condições especiais e subsidiadas. O programa Minha Casa, Minha Vida, tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida atendendo às necessidades habitacionais da população de baixa renda, em áreas urbanas por intermédio da concessão de financiamentos aos beneficiários organizados de forma associativa por uma Entidade Organizadora - EO, observadas as modalidades operacionais, e atendendo aos padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade definidos pelas posturas municipais. As famílias que possuem renda de até três salários mínimos devem procurar o Setor de Habitação da prefeitura, localizado no prédio da Afasc, para fazer um cadastro. Os documentos necessários são Identidade, CPF e comprovantes de renda e residência do responsável da família.
Depois do cadastro é feita uma seleção daqueles que serão beneficiados pelo programa, priorizando os que moram em áreas de risco, idosos e deficientes.
No Minha Casa, Minha Vida, o Governo Federal libera dinheiro para que pessoas de baixa renda possam fazer empréstimos para adquirir a casa própria, esse processo é realizado através da Caixa Econômica Federal. As famílias têm a chance de financiar 100% do imóvel em prestações mais baixas que o normal do mercado.
Segundo o gerente regional da área de construção civil da CEF, Altamir Durli, com os recursos do PAC 1, serão entregues seis