gestão de recursos humanos
Cursos Superiores Tecnológicos
Gestão & Negócios
Música Popular Brasileira –registros históricos
Segundo Marcos Napoletano:
A música, sobretudo a chamada “música popular”, ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional.
Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Para completar, ela conseguiu, ao menos nos últimos quarenta anos, atingir um grau de reconhecimento cultural que encontra poucos paralelos no mundo ocidental. Portanto, arrisco dizer que o Brasil, sem dúvida uma das grandes usinas sonoras do planeta, é um lugar privilegiado não apenas para ouvir música, mas também para pensar a música.
Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/franciscobeltrao/arquivos/File/disciplinas/historia/h istoria_musica_marcos_napolitano.pdf, acesso em 2 de agosto de 214
Por sua vez, José Geraldo Vinci de Moraes, aponta em seu artigo, a possibilidade e, principalmente, a viabilidade do historiador tratar a música e a canção popular como uma fonte documental importante para mapear e desvendar zonas obscuras da história. (disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v20n39/2987.pdf, acesso em 25 de agosto de 2014).
Neste contexto, esta Atividade Complementar propõe a análise de algumas músicas populares brasileiras e sua correlação com episódios da história ou com alguma intervenção sociocultural/antropológica do país, inclusive nos dias atuais.
Este é o conjunto de músicas a ser analisado (as autorias e links de acesso estão ao longo do trabalho):
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
O bêbado e a equilibrista
Sobradinho
Mestre sala dos mares
Apesar de você
Piercing
Construção
Querelas do Brasil
A minha alma
Brasil 500 anos
Comida
Monte Castelo
Racismo é burrice;