Gestão de Recursos Humanos
1-É um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribuiu para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer organização.
2-O setor de Recursos Humanos era um mero departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e da contratação do profissional, que exigia desse profissional apenas experiência e técnica. Não havia um programa de capacitação continuada direcionado ao profissional da área.
A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o Capital Humano, sendo este considerado um ativo intangível. Entende-se, portanto, que Gestão de
Pessoas é função gerencial, ou seja, todo e qualquer gestor é gestor de pessoas, pois suas funções são realizadas em parceria com a área específica de Recursos Humanos.
3-A administração de recursos humanos é a função de planejar,coordenar e controlar a obtenção da mão de obra necessária à organização.
Emprego-Atividade que se preocupa com a procura e a obtenção dos recursos humanos necessários à organização.
Desenvolvimento-Atividade que se preocupa com o aumento da mão de obra e com a melhoria do desempenho individual.
Utilização-Atividade que se preocupa com a aplicação direta da mão de obra ,isto é, com o indivíduo em contacto direto com seu trabalho exercendo suas tarefas.
Compensação-Atividade que se preocupa com recompensa (monetária ou não),dada ao indivíduo, por seu trabalho.
Manutenção-Atividade que se preocupa com o bom ambiente de trabalho, tanto em condições físicas como humanas.
4-Gestão de Pessoas -As ações de gestão de pessoas têm uma grande responsabilidade na formação do profissional que a instituição deseja, objetivando o desenvolvimento e crescimento da instituição como o do próprio funcionário, tido como colaborador, para adquirir os resultados esperados. Para isso a gestão de pessoas procura conscientizar