gestão de recursos humanos
Neste trabalho iremos apresentar as funções do profissional de administração atuando na área de Recursos Humanos, a história referente aos inícios do antigo departamento pessoal e as mudanças que ocorreram do início do século XX até os dias atuais.
Abordaremos também as diferenças que ocorreram no passar dos anos, as mudanças e as novas preocupações e visões que o profissional do RH tem, recebe e atua nos dias de hoje.
Por fim, iremos apresentar algumas comparações do departamento de recursos humanos com as teorias da administração, as teorias motivacionais e também a relação que o setor possui junto a outros departamentos como o marketing, o departamento comercial, dentre outros.
1.2. Breve histórico
Até a década de 30, ainda não existia o nome Recursos Humanos, pois quem ficava responsável por essa parte era o Departamento de Pessoal. A principal preocupação nessa época era com os custos que os empregados geravam para a empresa. Eram vistos com um enfoque contábil, e por isso, as entradas e saídas dessa conta eram registradas contabilmente. Alguns anos depois, fora criada, no Brasil, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), durante o governo de Getúlio Vargas. A CLT tinha leis a respeito da admissão, acompanhamento e demissão dos funcionários. Com isso, boa parte do poder deixa de estar com os feitores e é transferido para os chefes de pessoal, por conta das regras e normas impostas pela CLT. Já por volta da década de 60, surge o nome Recursos Humanos nas empresas, e o Brasil adota o sistema americano de Gestão de Pessoas, baseado no psicólogo americano Frederick Herzberg. Herzberg disse que a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades