Gestão de recursos humanos
1. INCLUSÃO SOCIAL
De modo geral são ações que combatem por meio de projetos a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadores de necessidades especiais, idosas ou minorias raciais que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais separados, tornando a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.
2. PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Uma pessoa com uma necessidade especial é uma pessoa com uma falta ou uma restrição de capacidades para executar atividades, tarefas, habilidades e comportamentos na forma ou âmbito considerado normal para um ser humano, são pessoas que nasceram com ou adquiriram uma deficiência intelectual, física ou orgânica, porém o que não as impede de serem respeitadas enquanto cidadãs com direitos e deveres. Como qualquer pessoa os portadores de necessidades especiais devem ser vistos pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.
2.1 TIPOS DE DEFICIÊNCIA:
• Deficiência visual: Situação irreversível de diminuição da resposta visual. Deficiência auditiva: Diminuição na capacidade de escutar os sons. • Deficiência física: Alteração completa ou parcial do movimento de um ou mais membros do corpo humano. Deficiência intelectual: Funcionamento intelectual inferior,