Gestão de qualidade
CAPÍTULO 3
PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE
A Fundação Nacional da Qualidade ( FNQ) apresenta neste capítulo o modelo de gestão da qualidade.
A FNQ que é uma entidade privada e sem fins lucrativos e é composta por 39 organizações privadas e públicas, para administrar o prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Sua missão está associada à disseminação dos fundamentos da excelência em gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil.
O modelo de gestão do PNQ é como a FNQ entende que deva ser o caminho da excelência de gestão numa organização. Ou seja, a organização que busca a qualidade total deveria procurar atender todos os oito critérios de excelência. Promovendo ações alinhadas com os 23 itens de avaliação.
A ênfase neste capítulo recai sobre os aspectos premiação, critérios de excelência, itens de avaliação, pontuação e outros temas afins. É fundamental que a empresa tenha em mente ser mais importante entender e aplicar o modelo de gestão proposto do que buscar o prêmio.
Histórico
Desde sua criação, em 1991, a FNQ conduziu ciclos de premiação anuais e recebeu mais de 480 candidaturas. Mais de 140 organizações receberam a visita dos examinadores, das quais apenas um seleto grupo recebeu o Prêmio Nacional da Qualidade.
Edita desde 1996, os primeiros passos para a excelência, que tem sido utilizado como referencial de avaliação para essas premiações, mantendo o alinhamento com os critérios de excelência.
Assim a PNQ estimula a melhoria da qualidade da gestão das organizações brasileiras, reconhecendo anualmente aquelas que atingiram o nível de desempenho “Classe Mundial “.
Processo de premiação
Para o Prêmio Nacional da Qualidade de 2010, os diversos setores e ramos de atividades foram subdivididos em cinco categorias de premiação de acordo com o setor e o porte:
- Grandes Empresas
- Médias empresas
- Pequenas e Microempresas
- Órgãos da Administração pública
- Organizações de Direito Privado