gestão de qualidade
A ATPS foi elaborada de maneira que contemple a Gestão de Qualidade, sendo que o principal objetivo é buscar o estudo voltado, para com a abertura do mercado, a inovação tecnológica, a crescente competitividade entre as empresas, o conhecimento cada vez maior das pessoas, o aprimoramento da produtividade e principalmente a exigências do cliente em atender as suas necessidades, tornou-se indispensável às empresas a adotarem a Qualidade Total nos seus processos.
A pressão dos clientes por produtos cada vez melhores motivada pela globalização, levaram as empresas a se moverem para atender as expectativas de seus clientes sem se desviar ainda da pressão quanto à redução dos custos para se chegar a preços mais acessíveis.
É neste contexto globalizado que a qualidade começa a se destacar e ser tratada como estratégia para esta competição. A Qualidade Total assim surge com a proposta de que a empresa é um organismo complexo e todos os seus componentes têm que atingir bons padrões, isso inclui a exigência pela qualidade nos serviços/produtos da empresa considerando ainda todos os clientes, internos e externos. A Qualidade Total deve ser preocupação de qualquer tipo e tamanho da organização, seja de produtos ou serviços e até mesmo das pequenas empresas às multinacionais. Para o alcance da Qualidade Total é preciso que toda organização esteja engajada no processo que visa a excelência em qualidade dos produtos e serviços, do nível operacional até a alta cúpula deve haver interesse em obter sucesso na qualidade.
Uma administração eficiente e competitiva não comporta mais atitudes e decisões com base na informalidade e é por isso que a Qualidade Total é apresentada como uma estratégia para conduzir a organização através de decisões velozes e ágeis. Assim, a aplicação dos princípios da gestão pela Qualidade Total é uma questão de sobrevivência e aumento da competitividade por meio da satisfação dos clientes internos e