Gestão de Qualidade
Aulas de 01 a 03.
Nestas 3 primeiras aulas aprendi que com o advento da revolução industrial houve um verdadeira mudança no modo de viver das pessoas, pois com a vinda das máquinas o trabalho passou a ser feito pelo operário especializado em vez do artesão. Com isso surgiram as fábricas que por serem constituidas por inúmeros trabalhadores prescisou-se coordenar os trabalhos dos membros da organização e alocar os recursos para alcançar os objetivos de forma eficaz e eficiente. Para isso surgiu um a ciência chamada administração.
Para que as empresas aumentassem a produtividade ao longo do tempo foram sendo desenvolvividos vários processos administrativos como o princípio da divisão de trabalho de Jules Fayol ( planejamento, organização, direção e controle); o princípo de frederick Taylor em o objetivo era ser eficaz e eficiente ao mesmo tempo para produzir com o menor números de recursos, investindo em trinamentos epadronizando os processos de produção; e por fim o princípio de produção em massa de Henry Ford, com linhas de montagens tedo como duas variáveis combinar as peças padronizadas com o trabalhador especializado, consequentemnete produzindo os produtos em escala enome em que muitos cidadãos tiveram acesso a esses produtos.
Com passar dos tempos a empresas se preocupavam cada vez mais com aumento da qualidade dos produtos definindo várias prespectivas para se avaliar se o produto têm qualidadade ou não como se o produto atende a uma necessidade, a diversidade do produto, a capacidade personalização, o melhor desempenho, a ausência de defeitos gerando critérios de dimensões de qualidade como excelência, valor, especificações, conformidade e adquação ao uso. Para atender os 5 critérios de qualidade todos os setores da empresa prescisam estar envolvidas. Criou-se com isso vários parãmetros para avaliar a qualidade de um produto e de um serviço.. Mas na realidade quem vai decidir no final se o produto têm qualidade é cliente, pois