gestão de qualidade
As primeiras medições estavam descritas na Bíblia quando Noé, foi ordenado para construção de uma arca.
O instrumento de medida está presente não só na área da tecnologia, mas também na cultura da sociedade. Tal visão é desmontrada pelo métodos que são utilizados para medir, os naturais, onde os membros do corpo humano serve para precisar os objetos e superfícies.
Após a Revolução Francesa, para fazer medidas foram utilizados os números decimais.
Como qualquer outra ciência a metrologia está ligada a nossa realidade, pois, sem ela não é possível fazer as peças, para que posteriormente, gere uma produtividade e a efetivação do processo de fabricação gera renda e cultura para a sociedade.
Há fatores que influenciam na qualidade e quantidade, custo de uma produção, são eles: máquinas operatrizes modernas, ferramentas eficientes e instrumentos de medida e controle.
São considerados exemplos de unidades de medidas: METRO 01; METRO 02; METRO 03 e METRO PADRÃO 01.
No processo de fabricação deve ser observado a alta produtividade, e o baixo custo, que combinado com a velocidade da linha de montagem e produção garante o sucesso de uma empresa.
As peças apesar de ter caracteristícas e medida parecidas, não são iguais, pois há fatores naturais, como a ocilação de temperatura e os desgastes de ferramentas que as diferenciam. Essa diferença entre as peças não limitam sua destinação ou impedem de se acoplarem perfeitamente e assim garantir a produção.
É função do engenheiro tornar produtiva uma linha de montagem, através da determinação de processos de fabricação com limites e tolerâncias dimencionais para que haja o encaixe das peças e resulte em um produto final de qualidade.
Cabe a este profissional também, fazer a manutenção das máquinas para garantir sua integridade e sua vida útil, visando o não comprometimento da qualidade das peças fabricadas.