Gestão de qualidade
Eder Messias Leonardo Okimoto Marcio Nabarro Paulo Matos Roberto Minoru Kobayahi
GESTÃO DE QUALIDADE – SIX SIGMA E LEAN
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
1. GESTÃO DA QUALIDADE 2
2. INTRODUÇÃO SIX SIGMA 2
2.1. Conceito Six Sigma 4 2.2. Aplicação 5 2.3. Implantação 7 2.4. Objetivos Específicos 7
3. DEFINIÇÃO LEAN 7
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. GESTÃO DA QUALIDADE
A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção.
A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem como, em termos organizacionais, no aparecimento do setor de controle da qualidade. Sistemas da qualidade foram pensados, esquematizados, melhorados e implantados desde a década de 30 nos Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 40), no Japão e em vários outros países do mundo.
A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os