gestão de qualidade no setor publico
GESTÃO DE QUALIDADE
5ADM01/08
GESTÃO DE QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO
PROF; LAURA REGINA
EQUIPE: CAMILA ALBUQUERQUE MARALICE LIMA PAULA NASCIMENTO PATRICIA DIAS
MANAUS 2010.
INTRODUÇÃO
As organizações de saúde privadas, a partir desse impulso, observam nesse cenário uma forma de conquistar espaço e de crescer orientadas para o desempenho organizacional, a fim de promover o atendimento mais eficaz da população e obter vantagens competitivas mais efetivas. Por outro lado, tal mudança de cenário instiga a preocupação com o contexto que o caracteriza, especialmente por conta de relatos que demonstram a ocorrência de problemas no atendimento desta crescente demanda. Gera-se então um questionamento de como a rede de saúde privada tem suportado tamanha mudança e como tem se comportado para acompanhar essa demanda com qualidade e resultados satisfatórios.
Essa relação pode ser compreendida como um fio conduto renovar, em sua essência, o planejamento e o desenvolvimento de profissionais mais comprometidos e sabedores de suas responsabilidades.
O novo modelo requer ajustes e flexibilidade, tornando as organizações sistemas orgânicos que interagem com o meio e se adaptam, de modo que o sistema de gestão deve ser dinâmico e capaz de contemplar a organização como um todo, revendo e consolidando seus objetivos e suas estratégias, identificando se há conexão entre todos os componentes, isto é, se os resultados estão em conformidade com o planejado e transformado. A experiência com a gestão da qualidade tem crescido no mundo e no Brasil, contudo há poucas evidências a respeito da efetividade do uso das diferentes estratégias, sobretudo em escala regional ou nacional. Com a intenção de aprimorar o conhecimento dessa realidade, este artigo oferece um estudo sobre o papel do gestor no que tange à