Gestão de projetos
Na verdade o monitoramento e controle são processos que visam observar e acompanhar a execução do projeto, permitindo que potenciais problemas possam ser antecipadamente identificados para que ações corretivas sejam tomadas antes de os problemas tomarem proporções incontroláveis.
O principal benefício destes processos são o controle e monitoramento do desempenho do projeto, na medida em que o mesmo é observado e medido regularmente identificando suas variações em relação ao plano de projeto pré-concebido.
Desta forma teremos todo o planejamento do empreendimento sendo acompanhado passo a passo, através de especialistas nas várias disciplinas da equipe, a fim de que os recursos e os custos utilizados estejam dentro dos números estabelecidos no orçamento.
Para ilustrar melhor a importância do controle e monitoramento, trago a seguir um exemplo pratico: Imaginamos um Plano de Projeto de um empreendimento industrial, temos num 1° momento, a declaração de escopo, mais adiante a elaboração do cronograma com a definição dos prazos de inicio e fim das atividades, a elaboração da EAP nos seus vários níveis e sub-níveis, elaboração dos histogramas com a indicação das várias categorias de mão de obra direta e indireta, emissão de planilhas com as relações dos equipamentos e materiais de consumo necessários para a execução dos serviços, e a elaboração do organograma funcional e hierárquico, etc.
Cada atividade indicada no cronograma terá um tempo de execução estabelecido, com quantidades de mão de obra direta e indireta calculadas, recursos estabelecidos, enfim tudo para atender o prazo de entrega da obra, dentro dos custos orçados. Os processos de controle e monitoramento colaboram para que o realizado seja