gestão de projetos
Os principais pontos em que a logística se baseia são a movimentação dos produtos, a movimentação das informações, o tempo, o custo e o nível de serviços.
Aquisição e venda de um produto alimentar, a movimentação de produtos se faz do topo da base. Ela pode ser classificada de interna, se considerar as movimentações dentro das fábricas, em função do processo produtivo, ou a movimentação nos armazéns, em função dos processos de estocagem, coleta e embarque ou de externa se considerarmos os translado entre as fabricas e depósitos e destes para atacadistas e lojistas.
Os principais pontos do sistema de logística integrada:
Cliente
Área comercial: assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiro, envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que é uma atividade burocrática e repetitiva.
Fabrica: recebe a confirmação do pedido de venda, aciona o planejamento de controle da produção (PCP), a rede de suprimentos, a produção e o setor de distribuição física, para poder dar uma confirmação de entrega.
Administração: pode iniciar o esquema de contabilização, acionar contas a pagar e contas a receber ou ainda a tesouraria para acertar o fluxo de caixa.
Mercado: que incluirá o novo consumidor e seu carro na estatística de vendas e colocará seu nome na relação do serviço de pós venda.
Fornecedor: melhor parceiro comercial, cujo recebe direta ou indiretamente a confirmação e providencia just-in-time as peças para o carro.
Transportadora: Externa ou interna que já verifica o roteiro de entrega na região e prepara a entrega definindo a data.
Cliente: recebe na data acertada o modelo escolhido, dentro das condições acertadas, tornar-se possivelmente fiel a marca.