Gestão de Projetos
Com o intuito de expandir a microempresa de fotocópias “Central de Cópias” e melhorar o atendimento aos clientes, foi executado um projeto de expansão e melhoramento do empreendimento.
Depois de desenhado o projeto inicial, iniciou-se a fase de execução do projeto, passando por várias fases críticas no processo de implementação das melhorias. A seguir, o cumprimento das fases propostas na ATPS de Gestão de Projetos.
Apresentação da Empresa
Nome: Central de Cópias
Tamanho: micro
Serviços: xerox, faz, impressões, scanner e encadernação.
Número de Funcionários: 6
Endereço: General Hipólito, n.º 22, Bairro São João, Uruguaiana – RS
Definição Sobre a Gestão de Projetos
Antes de definir o que é a gestão de projetos, é essencial saber o que é um projeto. Projeto pode ser definido como um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Temporário porque tem início e fim, e único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Por ser um empreendimento de evento temporário e ter um objetivo único e bem definido, o projeto não se confunde com tarefas rotineiras de operação normal da empresa.
A partir destes conceitos, pode-se definir gestão de projetos como sendo a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. A gestão de projetos sempre foi praticada informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.
Avaliação das oportunidades
Na visita feita na empresa, foi feito um levantamento das necessidades e áreas que precisavam ser melhorados. A partir daí, em reunião com a gerência,