Gestão de Projetos
1. INTRODUÇÃO
A gestão de projetos pode ser definida como o planejamento, a programação e o controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito, para benefício dos participantes do projeto. (KERZNER, 2008)
Para Vargas (2002), o gerenciamento de projetos consiste, essencialmente, em estabelecer um processo estruturado e lógico para lidar com eventos que se caracterizam pela novidade, incerteza e adaptação permanente à dinâmica ambiental. Dentre as metodologias mais recentes de gerenciamento de projetos, uma das mais conhecidas e difundidas é a do Project Management Institute – PMI.
Um dos fatores da gestão de projeto de grande relevância é a Gestão da Comunicação.A comunicação vem se tornando uma vantagem competitiva para os profissionais dentro das organizações, pois uma fraqueza comum ocorrida ainda é a qualidade do ato de se comunicar.
A gestão de comunicação deve se voltar para o afinamento da comunicação dentro da equipe do projeto, de forma a minimizar os riscos decorrentes do não entendimento de mensagens, ordens, tarefas. Ou seja, ela escrita, falada, de forma não-verbal, com um estilo formal ou informal, os gerentes devem saber aplicar os diferentes tipos e estilos de comunicação, assim como desenvolver um ambiente que propicie uma comunicação franca e aberta entre os participantes do projeto. (DINSMORE, 2005).
Uma comunicação eficaz entre todos os membros envolvidos no projeto serve para facilitar a solução de problemas e a tomada de decisão de forma mais ágil e concisa.
Segundo BRAGA (2006), para os profissionais da equipe de projeto, o planejamento das comunicações é visto como prática vantagem para o gerenciamento, uma vez que eles gastam muito tempo na busca pelas informações, quando essas deveriam vir até eles.
O projeto arquitetônico deve ser composto por informações gráficas, plantas, cortes, desenhos técnicos, sistemas construtivos e entre outros, sempre visando o completo